Idades opostas

O mundo realmente é um paradoxo social, nossa sociedade está produzindo metáforas intrigantes todos os dias. Nós, os espectadores, estamos fusionados com tantas mudanças acontecendo em pouco tempo. Chegará um dia que classificações como “jovem” ou “idoso” cairão em desuso. E hoje, escrevo aos leitores do Altafim Verídico, sobre os jovens e idosos contemporâneos.


                  Jovens

   Jovens-Mundo-Educação

    Convivo diariamente com jovens, suas energias e inocências encantam todos os sonhadores que acreditam na vitalidade das emoções humanas. De vez em quando, tenho o agrado de dialogar com eles; nos últimos anos, constato neles, uma cegueira emocional, talvez sentenciada pela política que os cercam. Certo dia, observei os transeuntes na escola; aproveitei e analisei seus padrões de morais internas, e muitos agiriam de acordo com sua percepção de ética, todavia, nossa moral, é construída, logo uma moral inexperiente, colocariam eles em perigo. Todos possuímos um código de vida, uns chamam de moral, ou  ética, ou consciência, e existem seus desdobramentos psíquicos, atribuídos como ego e superego, sobre esses psiquismos, restrinjo-me até aqui.

Políticos estão aproveitando desses desvios duvidosos, e arquitetando sobre eles raiva, ódio e desprezo. Bem, no caso do Brasil, vemos corriqueiramente os jovens ligados ao sistema político, econômico e judiciário brasileiro, entretanto, boa parte pensam que os assuntos do país seriam resolvidos por um líder, uma figura da mais alta representação da moral. Outra vez, notamos essa visão atribuída à ética.

Somos livres para pensar, não concordo com os posicionamentos de vários, contudo, debato o máximo possível para quebrar a percepção deles, ou eu analisar as minhas posições.

Tenho o privilégio de conhecer pessoas de idades entre 15 e 18 anos, que sonham alto, e sobretudo, planejam tais sonhos, uns querendo dedicar-se à medicina, outros ao estrelato; vejo, inclusive, essas lutas diárias que eles enfrentam. Infelizmente, uns já começam a se perder, escolhendo traçar caminhos perigosos e de prazeres momentâneos.


                            “Os envelhecidos”  (IDOSOS)

 

Também convivo com pessoas mais envelhecidas, digamos assim; sempre é difícil mudar uma posição que elas consideram a correta, porém eu busco evidenciar minhas opiniões e escolho bem as palavras.

Pode até parecer que estou sendo pertinente no que irei dizer:

— Os anciães de nossa época são mais livres e felizes que os de todas outras datas.   

Aumento minha provocação, afirmando que os idosos estão vivendo mais intensamente que os adolescentes. Enquanto, nós, sofremos por banalidades, como crush e fofocas de trabalhos, eles rasgam os comandos do destino e voltam à ativa, alguns até mesmo retornam a sala de aula.

ejaAtualmente, somos surpreendidos por histórias de octogenários que depois de muitos anos, desejam novamente estudar. E, inclusive, com mais aptidão que os de idades inferiores. Graciosamente acompanho essas mudanças sociais; hoje, eles aproveitam as oportunidades, que mesmo escassas, são oferecidas como canal de ensino.


Idades Opostas 

No decorrer dos anos, os jovens foram ficando mais conservadores e os anciães mais liberais. Caso essa frase fosse lida no medievo, seria uma piada pronta. Contudo, os índices de depressão em jovens e idosos crescem, fazendo aumentar as preocupações em ambos os lados.

Ademais, destaca-se que não podemos excluir os jovens, tampouco os idosos de nossas atividades, para assim, não deixarmos crescer à insegurança nesses grupos, evitando, o surgimento de doenças mentais.

Idoso-amigo-wwwwww-1024x664
Jovens universitários da USP atendem idosos durante visita em instituição de Lorena; projeto “Lacre Amigo” busca adesão da população (Foto: Reprodução)

 

Idosos e jovens são classificações que devemos às vezes deixar apenas no dicionário, estes dois grupos devem conviver da melhor forma possível. Eu, por exemplo, cuido da minha avó, e aprendo muito com ela. Por isso, digo:

— Quando um jovem faz parte da vida de um idoso, ele amadurece na mente; o idoso rejuvenesce nos anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s