Sociedade: Um olhar para doenças psiquiátricas

Muitos têm uma carga pesada nos ombros, não tarefas exaustas, digo mesmo uma carga psicológica excessiva para ser suportada. Viver exige um pouco de cegueira emocional, assim, penso eu.

Pacientes com TOC, por exemplo, manifestam grande instabilidade emocional, porque os pensamentos viram uma obsessão incontrolável, sem contar os medos irreais que os cercam. Por isso, muitos quando não buscam um tratamento tendem a piorar e muito.

A coisa mais difícil é não conseguir controlar os próprios pensamentos, pois você acaba achando que eles dizem quem é você. E logo entra em um poço de lamúrias. Todos nós temos pensamentos que às vezes fogem dos nossos filtros psíquicos, porém o portador de uma doença associada, por exemplo, aos de estresse e ansiedade, apresentam um grande descontrole químico no cérebro, ocasionando uma piora nesses pensamentos.

A sociedade é muito preconceituosa com os transtornos mentais, uma vez que a própria sociedade é alimentada por processos mecanizados e frios que a sustentam durante séculos. Nós temos que evitar rotular conceitos que nos são apresentados instantaneamente pela imprensa. Quando rotulamos pessoas com doenças psicológicas elas ficam muito limitadas, causando prejuízo ao portador. Um exemplo é a depressão, sempre vinculada à tristeza, uma vez que os sintomas da depressão vão além de uma melancolia.

Esse texto não apresenta uma opinião de um especialista, todavia apresenta uma concepção de um jovem ao analisar doenças psicológicas e os tabus e clichês que as mesmas apresentam na sociedade.

Caso queira conhecer em fundo esses transtornos, acesse os fóruns e sites na internet, deixados nos links abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s